terça-feira, 24 de janeiro de 2012

XXIV Campeonato Pixote 2011

Sei que já passou um tempinho, mas em consideração aos meu aluninhos postei essas fotos do XXIV Campeonato Pixote 2011. A competição aconteceu no Palácio das Artes em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Foi a primeira competição que participaram, mas já tiveram resultados muito positivos, conquistando 15 medalhas no total, sendo 6 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 3 de bronze  e ainda o troféu por academia no feminino. A todos vocês parabéns e continuem se dedicando e aumentando suas conquistas . OSS

sábado, 21 de janeiro de 2012

Estilos do Karatê

Numa postagem anterior comentei sobre a existência de vários estilos de karatê então, dando continuidade a este assunto, darei alguns detalhes:
No karate existe um número muito grande de estilos e escolas. Os mais conhecidos actualmente são: Shotokan-ryu, Goju-ryu, Wado-ryu (caminho da paz) e Shito-ryu. Todos eles criados na primeira metade do século XX. O Kyokushin (verdade final) é outro estilo muito popular, apesar de mais recente. Além desses, existem: Shaolin, Shobayashi, Matsubayashi-ryu, Kobayashi-ryu, Matsumura Seito e Matsumura Motobu. Destes originaram-se estilos como o Chito-ryu, Shorinji-ryu (Kempo), Shorei-ryu. Outros estilos importantes incluem o Seido, Uechi-ryu, Shudokan, Shukokai, Isshin-ryu e Shindo jinen-ryu. Alguns mestres do Karate criaram estilos que são a combinação de vários estilos, um exemplo seria o JIKC (Japanese International Karate Center).


Assim, é possível relacionar a seguinte lista de estilos:

  • Chito-ryu
  • Goju-ryu
  • Isshin-ryu
  • Kenyu-ryu
  • Kobayashi-ryu
  • Kyokushin (verdade final)
  • Kyokushinkai
  • Matsubayashi-ryu
  • Matsumura Seito
  • Matsumura Motubu
  • Seido
  • Shorin-ryu
  • Shindo jinen-ryu
  • Shito-ryu
  • Shobayashi
  • Shorei-ryu
  • Shotokan
  • Shotokai
  • Shorinji-ryu (Kempo)
  • Shudokan
  • Shukokai (uma via para todos)
  • Ueshi-ryu
  • Wado-ryu (caminho da paz)

KIMONO ???

O Correto Sobre a Tradicional Vestimenta das Artes Marciais

   O atual significado da palavra de kimono tem origem no século XVI, quando navegantes ocidentais - principalmente portugueses, espanhóis e holandeses - chegaram ao arquipélago. Nos primeiros contatos com os japoneses, sem conhecerem os idiomas de uns e de outros, os ocidentais perguntavam com mímicas e gestos qual era o nome das roupas de seda que viam os japoneses usarem, e os japoneses respondiam kimono. Era como alguém perguntando a um japonês: "Como se chama sua roupa?" E o japonês respondia: "Roupa". Foi assim que a palavra kimono tornou-se designação moderna do vestuário para pratica de esportes.
    O correto seria então, nomear  o uniforme ou roupa de treino das Artes Marciais de origem japonesa de Keikogi,  que significa "uniforme de treinamento" (Keiko = treinamento, prática; Gi = roupa). A palavra "Keikogi" é erroneamente substituída somente por "Gi", essa substituição é errada por que "Gi" não apresenta o mesmo significado. Uma substituição correta seria "Dogi" que significa "o uniforme usado no caminho" da Arte Marcial de sua escolha, pois se você colocar o nome da Arte Marcial no lugar de "Do", você obtém exatamente o significado de Dogi (Judô-Gi, Karatê-Gi), mas de uma forma geral, podemos chamar o uniforme de Keikogi ou Dogi.
 O keikogi ou Dogi dividi-se, de uma forma geral em três partes:

Uwagi – Parte de cima

Shitabaki – Parte de baixo
Obi – Cinto, Faixa


Fonte: www.culturajaponesa.com.br/kimono

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quantas Artes Marciais Existem Hoje?

Isso é bem relativo pois cada arte marcial se divide em outras e a cada dia aparecem mais e mais.
dizem mesmo que artes como o kung fu ja tem mais de 1000 estilos diferentes, e o karatê 500. Então  não há como se ter uma resposta.
 As mais famosas são:

 Chinesas: Kung fu · Baguazhang · Hsing-I Chuan · Tai Chi Chuan · I-Chuan · Wing Chun · Wushu · Shaolin Quan · Bajiquan · Suai Jiao · Chin-Na · Sanshou.

Japonesas: Aikido · Bojutsu · Bujutsu · Caratê · Iaido · Iaijutsu · Jiu-Jitsu · Judô · Kempo · Kendo · Kenjutsu · Kyudo · Naginata · Ninjutsu · Sojutsu · Sumô.

Tailandesas:Muay Thai · Krabi Krabong.

Coreanas: Hapkido · Haidong Gumdo · Taekwondo · Tangsudo.
Vietnamitas: Viet vo dao.

Filipina: Eskrima.

Ocidentais: ArtDo · Boxe · Capoeira · Esgrima · Full Contact · Jeet Kune Do · Jogo do pau · Kombato · Krav Maga · Luta greco-romana · Luta livre · Morganti Ju Jitsu · Sambô · Savate · Shobu-ryu · Wrestling · Vale-tudo.

*Quanto a capoeira fica a eterna discussão, pois como a maioria das artes tem nascimento no oriente e lá a denominação Arte Marcial vem de Arte de Guerra/Arte para Guerra  por isso outras artes marciais não concordam como capoeira sendo uma. Existem até outras classificações para capoeira como: jogo, dança esportiva, e esporte folclorico. Mas a opinião fica a critério de cada um.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VALE A PENA CONFERIR !!!!


                                                                             
                                                                      KATA UNSU  &  DEMONSTRAÇÃO DE TECNICAS







sábado, 14 de janeiro de 2012

Faixas e seus significados

A Faixa Branca (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu)
Essa é a cor do desprendimento. Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade. Repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.

A Faixa Amarela (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu)
Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém-nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se.

A Faixa Vermelha (Aka Obi) – 5º Kyu (Go Kyu)
A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos.
Essa é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. É a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda é uma cor primária que não pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo de Karatê que elegeu.

A Faixa Laranja (Daidaiiro obi) – 4º Kyu (Yon Kyu)Esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.
Essa cor também simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.

A Faixa Verde (Midori Obi) – 3º Kyu (Sankyu)
O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilíbrio.
Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Também significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando assim, que os conhecimentos ainda não se encontram bem claros ou maduros para os praticantes. Ainda lhes falta amadurecer mais e delineá-los melhor.

A Faixa Roxa ou Violeta (Murasaki Obi) – 2º Kyu (Nikyu)Representa o mistério, expressa a sensação de individualidade, influenciando emoções e humores, mas também simboliza a dignidade, a inspiração e justiça. Gera tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade.
Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e elevar nossa intuição espiritual


A Faixa Marrom (Chairo Obi)– 1º Kyu (Ichi Kyu)
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço e denso, compacto.

A Faixa Preta (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan)É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

                            Lema do Karatê

Sempre - Esforçar-se Para Formação Do Caráter

Sempre - Fidelidade Para Com o Verdadeiro Caminho Da Razão

Sempre - Criar Intuito De Esforço

Sempre - Respeitar Acima  De tudo

Sempre - Conter Espirito De Agressão